QUESTÃO DISCURSIVA

O 'chat' permite uma comunicação síncrona, ou seja, em tempo real, que envolve alunos e professores/tutores. Para que o 'chat' tenha efeito positivo, é necessário ser agendado previamente com horário de início e fim. Quando bem utilizada, é uma ferramenta que serve para esclarecer dúvidas, bater papo ou até mesmo ter um convidado discursando sobre algo relevante.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

O Quereres


Composição: Caetano Veloso


Onde queres revólver, sou coqueiro


E onde queres dinheiro, sou paixão


Onde queres descanso, sou desejo


E onde sou só desejo, queres não


E onde não queres nada, nada falta


E onde voas bem alto, eu sou o chão


E onde pisas o chão, minha alma salta


E ganha liberdade na amplidão






Onde queres família, sou maluco


E onde queres romântico, burguês


Onde queres Leblon, sou Pernambuco


E onde queres eunuco, garanhão


Onde queres o sim e o não, talvez


E onde vês, eu não vislumbro razão


Onde o queres o lobo, eu sou o irmão


E onde queres cowboy, eu sou chinês






Ah! Bruta flor do querer


Ah! Bruta flor, bruta flor






Onde queres o ato, eu sou o espírito


E onde queres ternura, eu sou tesão


Onde queres o livre, decassílabo


E onde buscas o anjo, sou mulher


Onde queres prazer, sou o que dói


E onde queres tortura, mansidão


Onde queres um lar, revolução


E onde queres bandido, sou herói






Eu queria querer-te amar o amor


Construir-nos dulcíssima prisão


Encontrar a mais justa adequação


Tudo métrica e rima e nunca dor


Mas a vida é real e de viés


E vê só que cilada o amor me armou


Eu te quero (e não queres) como sou


Não te quero (e não queres) como és






Ah! Bruta flor do querer


Ah! Bruta flor, bruta flor






Onde queres comício, flipper-vídeo


E onde queres romance, rock’n roll


Onde queres a lua, eu sou o sol


E onde a pura natura, o inseticídio


Onde queres mistério, eu sou a luz


E onde queres um canto, o mundo inteiro


Onde queres quaresma, fevereiro


E onde queres coqueiro, eu sou obus






O quereres e o estares sempre a fim


Do que em mim é de mim tão desigual


Faz-me querer-te bem, querer-te mal


Bem a ti, mal ao quereres assim


Infinitivamente pessoal


E eu querendo querer-te sem ter fim


E, querendo-te, aprender o total


Do querer que há e do que não há em mim

Um comentário:

  1. Metáforas não óbvias
    "Onde queres quaresma, fevereiro"

    A quaresma é um período de retiro usado no cristianismo. São os 40 dias que separam o carnaval da semana santa, guando, segundo o dogma, os fiéis devem se purificar afastando-se do pecado e se não me engano por meio de penitências.

    Já fevereiro ... é historicamente o mês do carvaval. A festa carnal! Aquele dia do ano que está reservado e para se cometerem os pecados da carne! Mulheres nuas, sexo, drogas etc.

    ResponderExcluir